Mau Hálito
- Dra. Juliana Bortolussi
- 27 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

O mau hálito, ou halitose, pode provocar constrangimento e baixa auto estima, mas pode ser controlado e tratado, muitas vezes, facilmente.
Existem inúmeras causas e 90% delas está relacionada à cavidade bucal. A falta de higiene bucal adequada é a principal delas, pois os resíduos deixados nos dentes, gengiva e língua são consumidos por bactérias que vivem na nossa boca, liberando substâncias com forte odor.
Uma adequada escovação dental, atingindo todas as faces dos dentes, a utilização do fio dental, onde a escova não chega e a higienização da língua, elimina muitas das causas da halitose, prevenindo inclusive a cárie, gengivite e periodontite.
A desidratação também pode ser uma causa que acabamos não prestando atenção, pois diminui a produção salivar. O fumo, e alguns medicamentos, também provocam xerostomia (boca seca) . A saliva , além de iniciar um adequado processo digestivo, ajuda na limpeza e remoção de resíduos da boca. Beber bastante água ajuda também no controle do mau hálito.
Problemas digestivos podem provocar o refluxo, que é o retorno do alimento mal digerido, trazendo um odor desagradável à cavidade bucal.
Outras causas da halitose podem estar relacionadas à diabetes, pelo aumento da glicose e alteração na resposta imunológica, sinusite por acumular muco no fundo da garganta, o consumo de bebida alcoólica descama células bucais além de secar a boca, estresse, cárie em excesso, dietas restritivas e até alterações hormonais.
Já o mau hálito matinal é considerado normal, pois durante o sono diminuímos o fluxo salivar além de estarmos em jejum prolongado.
Por ser , na maioria dos casos, uma condição bucal, o primeiro profissional a ser procurado deve ser o seu dentista. Beba bastante água, coma alimentos fibrosos para a limpeza dental, diminua o tempo de jejum e realize uma adequada higiene bucal, assim você vai evitar esse desagradável desconforto.
Comments